/ Setembro 12, 2018/ Webdesign

O que é o Webdesign responsivo (responsive web design)?

Webdesign responsivo, como o nome já diz, é uma forma de construir um website de modo a que este “responda”, ou melhor, que se adapte ao dispositivo onde está a ser consultado, podendo ser um desktop, um laptop, um tablet ou até um smartphone.


Cada vez mais pessoas estão a utilizar dispositivos móveis para aceder à Internet, sendo que 2013 foi considerado por muitos o ano do “Web Design Responsivo”, criando uma nova exigência na indústria do desenvolvimento web.

Mas, o que é Webdesign ?

Webdesign pode ser visto como uma extensão da prática do Design, onde o foco do projeto é a criação de Websites e documentos disponíveis para web, ou seja Webdesign é uma actividade ligada ao desenvolvimento da parte gráfica de Websites para Internet.
Esta atividade envolve a elaboração de ilustrações, combinação de cores, disposição de elementos gráficos no site, navegabilidade, uso de fonts e animações gráficas, e criar um Layout do Site, com os respectivos objectos da Página Web.

Assim, Webdesign é um processo semelhante de criação, com a intenção de apresentar o conteúdo em Páginas Web, que os utilizadores finais podem aceder através da Internet com a ajuda de um web Browser.
Quem pensa que web design é apenas “cuidar do visual” de um Website, blog ou qualquer outra plataforma hospedada na Internet, está enganado.
O Webdesign requer conhecimentos de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito.
Para o desenvolvimento de websites, o profissional que idealiza e cria este Projecto, é conhecido como WebDesigner, e deve ter a compreensão profundamente matérias como: teoria das cores, tipografia, arquitetura de informação, semiótica, usabilidade, assim como conhecimento de linguagens existentes para a criação e formatação das Páginas Web.
Cada projeto de Webdesign, tal necessita de uma análise da informação existente, a partir de um briefing. Detectar corretamente o objetivo do projeto é essencial para um bom planeamento, de modo que as acções sejam tomadas de forma correta.
Começar por definir o público alvo do site, o objetivo e os serviços oferecidos para então definir a estrutura do site, a tecnologia a ser usada e o layout.
O layout precisa transmitir a informação desejada com eficiência ao mesmo tempo que funciona como o elo de comunicação com o visitante do Site, Cada elemento inserido num website deve ter um objetivo, a perfeição de um Website é atingida quando não há nada a ser retirado e não há nada mais a ser inserido.
Um Website bem construído, bem estruturado, apresentável e com um conteúdo interessante, também faz com que o utilizador permaneça mais tempo nele, fator importante em alguns segmentos Empresariais.


Em breve, falarei mais sobre Webdesign Responsivo, e também sobre o Webdesigner.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes