/ Setembro 13, 2018/ Excel

Formatar como Tabela no Excel 2013, uma ferramenta incrível que o Excel oferece para facilitar e agilizar as tarefas do dia a dia.

1- Criei uma Tabla ao seu gosto, por exemplo:

2- Seleccione a Tabela, e vá ao separador Home (Base), e tem lá a Ferramenta Format as Tabela (Formatar como Tabela), como pode ver na imagem:

3- Depois de selecionar seu estilo, e veja o que acontece – aparece a janela vai perguntar se a sua tabela possui cabeçalho. No caso da tabela que estamos utilizando como exemplo ela tem sim, cabeçalho. Então você vai responder que sim e dar um OK.

4- A tabela de dados, fica formatada como Tabela, como pode ver:

5- A seguir, vai criar a seguinte Fórmula na Coluna Saldo:

Reparou na Fórmula?

Excel usou os Títulos dos Cabeçalhos- na elaboração da Fórmula.

6- Assim que der ENTER, veja o que acontece:

O Excel completa a Fórmula ao longo da Coluna, facilitando os Cálculos.

A Formatação como Tabela facilita a nomenclatura da tabela. A funcionalidade entende o que é cada informação contida na tabela, o que é muito importante, principalmente quando for utilizar fórmulas e funções, pois Excel entende sozinho estes dados dentro de uma tabela. O que não acontece se você tiver apenas um intervalo de dados.

Outra vantagem de Formatar como Tabela é que antes desta ferramenta existir a gente tinha que escrever a linha de total e somar as informações manualmente, agora é simplesmente ir na ferramentas de tabela, clicar em linha de totais, e aparece a linha de totais na tabela.

Quando você trabalha com tabelas, basta digitar na primeira linha e o Excel já calcula automaticamente nas demais linhas, o que facilita muito o seu dia a dia. No intervalo de dados você precisa fazer isso manualmente!

Imagine só, ter que calcular uma tabela com 10 mil linhas… 15 mil linhas… E ter que calcular tudo manualmente? Na tabela o preenchimento é automático!

Isso mesmo! Este comando de Formatar como Tabela não existe somente para deixar as informações da sua tabela mais coloridas ou mais bonitas e apresentáveis.

Além disso, aparece um separador adicional, com as diversas opções da Tabela interessante, e uma delas a minha preferida: Slicer (Segmentação de Dados).

Se precisa de somar colunas de dados automaticamente de modo que os totais mostrar apenas a soma das células visíveis (por exemplo), o recurso da Tabela do Excel pode fazê-lo. E, como viu no exemplo anterior, o Excel dá o nome às Células, tendo em conta o Título e nome da Tabela. Veja mais um exemplo:

E, assim concluo esta parte do uso da Tabela no Excel, e não se esqueça de transformar um intervalo numa tabela nos dá acesso a várias facilidades.