/ Outubro 1, 2018/ Excel

O Solver é uma ferramenta poderosa do Excel que permite fazer vários tipos de simulações na sua Folha de Cálculo, sendo utilizado principalmente para Análise de sensibilidade com mais de uma variável e com restrições de parâmetros.

Quando encontramos mais de uma variável num problema, com necessidade de limites e restrições, o Atingir Objectivo (Goal Seek) não poderá solucioná-lo, pois tem limites de parâmetros para simulação. Para isso, devemos utilizar o suplemento Solver.

Em certas ocasiões, quando estamos a trabalhar com o Excel, e é necessário estipularmos determinados valores que devem resultar em uma soma ou média específica.

Ou seja, precisamos definir números baseados em hipóteses para se chegar a uma determinada quantia. O Solver ajusta simultaneamente as variáveis nas células que você especificar, chamadas de células ajustáveis, para atingir o resultado esperado por você através da célula de destino.

Pensando neste cenário de problema, temos o suplemento Solver, que basicamente é uma ferramenta no Excel capaz de automatizar este trabalho.

O Solver é um suplemento do Excel e não é habilitado por padrão. Para conseguir utilizar este recurso, tem de activá-lo, por isso siga os passos abaixo:

  • Clique no separador File (Ficheiro) (versão 2010/2013) ou no logo da Microsoft (versão 2007).
  • Clique em Options (Opções) ➔ Add-In’s (Suplementos), e ali seleccione Suplemento Solver:
  • E, clique em GO (Ir). E, na janela que abrir escolha a opção Suplemento Solver:
  • O Suplemento fica disponível no separador Data (Dados).
5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote