/ Dezembro 7, 2018/ Excel

O Excel é por muitos usados com uma ferramenta para a criação de gráficos, mas oferece muito mais que isso. Com este exemplo prático, vai aprender como criar visualização de Mapas no Excel.

A ferramenta Mapas 3D para Excel da Microsoft é uma ferramenta de visualização de dados tridimensionais (3D) que lhe permitem analisar informações de novas maneiras. Pode descobrir informações que poderá não ver em tabelas e gráficos bidimensionais (2D).

Com esta funcionalidade Mapas 3D, pode desenhar dados geográficos e temporais num globo 3D ou mapa personalizado, mostrá-lo ao longo do tempo e criar apresentações visuais que pode partilhar com outras pessoas.

Para que a visualização de mapas no Excel 2013 funcione, precisa do Power Map, um Suplemento do programa disponível no site da Microsoft (https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=38395)

Realize o Download e instale o Add-In do Excel.

Depois de instalado, tem de activá-lo, através do separador File (Ficheiro) è Options (Opções), e na janela clique na opção Add-Ins.

E, em Manage: escolher a opção Com Add-ins – e clique no botão Go, conforme pode ver na seguinte imagem:

Na janela que abrir, active as opções: Microsoft Power Map, e as restantes, conforme demonstrado na seguinte imagem:

Ou pode também activá-lo, indo ao separador Developer (Programador) e em Com Add-In’s, activar o suplemento.

Depois de instalar o Add-In, inicie o Excel. A tabela do exercício, é uma tabela fictícia com a taxa de natalidade em dez cidades de Portugal. Sendo assim, a tabela fica da seguinte forma:

Seleccione-a e vá ao separador Insert (Inserir). Repare que agora, ao lado de gráficos surgiu uma opção chamada Map (Mapa).

Criar Mapa de Dados

Clique e escolha Launch Power Map (Iniciar o Power Map).

Uma nova janela do Excel será aberta com o Visual dum mapa 3D. De início você verá dez pontos no mapa, que indicarão as cidades que você colocou na tabela. Com exceção de cidades menores, normalmente o Power Map já define as cidades corretamente.

Na parte Escolher a geografia, que fica na lateral direita do Power Map, certifique-se que o intervalo Cidade está seleccionada e clique em Next (Avançar)

Defina, portanto a Taxa de natalidade (soma)  como a categoria que deve ser mapeada por cidade.

Configuração do Mapa

O mapa então mostrará os dados de cada cidade.

Se preferir, pode também alterar o mapa, para um visual de mapa 2D ao clicar em Flat Map (Mapa Plano), como pode ver na seguinte imagem:

Pode alterar as cores das barras ao clicar no ícone Settings, e selecionar a camada desejada na opção Cor.

Agora que todos os elementos estão no mapa, você pode personaliza-los, como colocar anotações – Map Labels, exemplo visto abaixo:

E, eis o resultado:

No próximo Artigo sobre este Tema, irei dar mais indicações, sobre:

  • Formatação, inserção de Anotações e exportar como Vídeo.

Boa sorte.

5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote