/ Agosto 25, 2018/ Webdesign

Javascript é uma linguagem que permite adicionar lógica e animação em páginas escritas em HTML (HyperText Mark-up Language), que antes de aparecer o Javascript eram estáticas.

As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se editores Web que já foram nomeados anteriormente, mas um dos mais usados é: Adobe Dreamweaver CC.

O Javascript é então uma linguagem de programação (do lado do cliente), simples criada para dar mais interactividade e maior funcionalidade às páginas da Web. Tendo sido inicialmente desenvolvida pela Netscape, a linguagem Javascript acabou por dar origem à especificação técnica ECMAScript, que é um padrão oficial reconhecido pela indústria.

Apesar desta linguagem ser mais conhecida pelo nome de Javascript, e de a versão produzida pela Microsoft ter recebido o nome de JScript, a verdade é que se tratam de implementações que sendo fiéis à norma ECMAScript lhe acrescentaram novas funcionalidades úteis, mas respeitando sempre as especificações oficiais.

O código escrito em Javascript destina-se a ser executado pelo web browser quando a página HTML que o contém é visualizada, e é uma linguagem de Script, de pouco peso, ou seja, necessita de pouco recurso para ser executada.

Para inserir parágrafos de programação dentro do HTML é necessário identificar o início e o fim da Tag de Javascript, da seguinte forma:

<SCRIPT>

As instruções

</SCRIPT>

A Linguagem Javascript foi desenvolvida com o propósito de proporcionar recursos importantes que não estão disponíveis na Linguagem HTML, tais como: validação de formulário, interactividade com o usuário, armazenamento de informações do utilizador – Cookies, posicionamento de janelas, impedir enquadramentos e outras.

Exemplo dum pequeno Script:

<html>

   <head>

       <title>A Minha Página com JavaScript</title>

        <script type=”text/javascript”>

              alert(“Seja bem vindo(a) à minha página!”);

       </script>

   </head>

   <body>

       Aqui colocamos o conteúdo da página em HTML

   </body>

</html>

Ele é uma parte integrante da página e permite que o browser seja capaz de tomar decisões quanto ao modo como o conteúdo é apresentado ao utilizador e como pode ser manipulado.

Este código vai abrir uma Janela a dar as boas vindas à página web.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes