/ Novembro 5, 2018/ Excel

As Macros são programas que executam tarefas específicas, automatizando-as.

As Macros executam por sequências todas as instruções que a constituem.

Algumas vantagens encontradas na utilização das Macros são os casos da rapidez de execução de tarefas repetitivas, a redução de erros e a simplificação.

No entanto também existe sempre a desvantagem do tempo de construção destas pois a sua criação é complexa e requer bastantes conhecimentos e como consequência bastante tempo de aprendizagem.

Existem dois tipos de Macros: as Macros de comando ou Acção e as macros de função, sendo as primeiras as mais utilizadas.

  1. a) Macros de comando: As macros de comando simulam as Acções executadas pelo utilizador. Por exemplo elas seleccionam, aplicam formatações, criam gráficos, etc.
  2. b) Macros de função: As Macros de funções incluem funções que são criadas pelo utilizador e que são acrescentadas à lista de funções predefinidas do Excel. Com estas macros é possível simplificar cálculos.

Existem duas possibilidades de criação de Macros: uma através da utilização do Gravador de macros do Excel, e a outra digitando as instruções numa folha chamada Módulo (Module) no editor de Visual Basic.

As Macros são gravadas a partir do Gravador de Macros do Excel. Podem ser acedidas através do separador Programador (Developer), que por defeito não está activo.
Para activar o separador Programador (Developer), tem de ir separador Ficheiro (File), e clique em Opções (Options), como pode ver na imagem:

E, na janela que abrir, cliquem Personalizar Friso (Customize Ribbon), e activar a opção Programador (Developer).

Depois de dar OK, o separador aparece no Ambiente do Trabalho do Excel, como pode ver:

Agora, já pode trabalhar com as Macros no Excel.

5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote