/ Agosto 3, 2019/ Diversos

O que é a Logística?

Por Logística se entende num conjunto de métodos e meios necessários que permitirão a uma Empresa levar a cabo organização de um serviço, especialmente quando se trata de distribuição.

A Logística consiste numa série de acções que devem ser efectuadas para garantir que um produto chegue até ao consumidor.

A Logística estuda, analisa e procura pôr em prática as melhores soluções para o transporte, armazenamento, fabricação e distribuição de produtos ao mercado, levando em conta a qualidade, o tempo e o custo.

Áreas da Logística

Ao longo do tempo, a profissão de Gestão da cadeia de abastecimento evoluiu para satisfazer as necessidades de mudança da cadeia global de abastecimento.

A gestão da cadeia de abastecimento inclui a planificação e gestão de todas as actividades envolvidas na procura e aquisições…e todas as actividades de gestão da logística.

Por outras palavras, pode considerar as actividades de Logística como uma componente operacional da gestão da cadeia de abastecimento, incluindo a quantificação, aquisições, gestão de inventário, transporte, gestão de frota, recolha de dados e reporte.

A gestão da cadeia de abastecimento inclui as actividades de logística e também a coordenação e colaboração dos trabalhadores, níveis e funções.

O fortalecimento e a manutenção do sistema de logística e gestão de stocks é um investimento que traz benefícios em três formas:

1. Reduz as perdas devido ao excesso de produtos no armazém, desperdício, fim da validade, estragos, furtos e ineficácia;

2. Protege outros investimentos importantes do programa;

3. Maximiza o potencial para a recuperação dos custos.

Neste caso, vamos analisar o que Excel deixa fazer em relação à Logística.

Não há dúvidas que o Excel é uma ferramenta muito poderosa.


A sua utilização na área de Logística e Supply Chain é fundamental.

Mesmo com os recentes avanços em Data Analytics e ERP, ainda temos que recorrer ao velho e bom Excel.

Mas será se você conhece todo o potencial desta fantástica ferramenta?

A verdade, é que utilizamos apenas um percentual muito baixo dos recursos que o Excel fornece!

Aprender o que realmente importa é fundamental para se possa aplicar em qualquer situação.

Quando se fala em Logística, vamos abordar um grande leque de áreas que estão integradas.

Em breve, apresentarei como usar Excel, na Área da Logística.

Dashboard KPI
3.00 avg. rating (72% score) - 1 vote