Estas são algumas das Novidades do Excel 2016, e que certamente serão úteis a todos que utilizam o Excel.

Abordei algumas que considero como mais importantes.

Previsão de tendências

Este é uma Ferramenta completamente nova no Excel 2016, através da qual poderá criar uma Folhas de Cálculo para prever uma tendência de dados, de acordo com informações existentes, sendo um recurso que também impressiona, e que permite a criação de Folhas de Cálculo para prever tendência de dados, acompanhando as informações dadas ao Excel. 

Através desse recurso poderá fazer uma previsão de dados futuros, baseando-se nos dados que forneceu, criando uma situação da tendência do mercado para o que precisa, o que equivale dizer que, numa Empresa, a criação de metas será muito mais prática, seja para vendas ou produção.

 

Novas Funções: SeS , MáximoSes(), MínimoSes()

Costuma utilizar 'Se encadeado' ou vários Se's? 

Esta Função é uma das mais complexas do Excel e uma das que cria complicações a qualquer tipo de  utilizador. 

Para quem não sabe, a Função =Se() é usada para fazer uma verificação de alguma informação que  passou ao Excel e este irá dar uma resposta, caso a verificação seja verdadeira, ou outra resposta, caso a verificação seja falsa.

A função SES verifica se uma ou mais condições são atendidas e retorna um valor que corresponde à primeira condição VERDADEIRO. 

Assim pode usar esta função em lugar de várias instruções SE encadeadas.

Além disso, é mais fácil ler a função SES com várias condições. Portanto, assim terá muito mais facilidades de usar os Se's encadeados.

Veja a sintaxe:

SES(teste_lógico1;valor_se_verdadeiro1;[teste_lógico2, valor_se_verdadeiro2];[teste_lógico3;valor_se_verdadeiro3];…)

Eis um exemplo:

SES(A1>=12;”Aprovado”;A1>=9;”Suficiente”;A1>=3;”Reprovado”;A1<3;”Repetir o Teste”)

Nesta versão, aparecem outras 2 novas funções no Excel 2016, que vão facilitar a vida a qualquer utilizador que use as Funções conhecidas =Máximo() e =Mínimo().

Com a =Máximo.Se.S() e a =Mínimo.Se.S() vamos poder utilizar juntas com uma =Se() tudo na mesma função, como aconteceu com as anteriores: Soma.Se.S e Contar.Se.S.

Há outras Funções, das quais falaremos mais à frente detalhadamente.

Além disso, foram lançados novos tipos de Gráficos, que serão úteis a qualquer tipo de Analista.