/ Dezembro 8, 2018/ Excel

O que são Tendlines (Linhas de tendência)?

As linhas de tendência são técnicas de representação gráfica, usualmente utilizadas em análises técnicas no mercado de acções, pois permitem identificar as tendências nesse mercado, auxiliando as tomadas de decisão. Em termos técnicos, pode-se dizer que as linhas de tendência são rectas traçadas a partir dos topos (máximos significativos) ou fundos (mínimos significativos) de um gráfico, sendo necessária a existência de, no mínimo, três pontos.

Porquê?

Porque com três pontos temos um nível mínimo de coincidência.

Gráficos com Linhas de tendência estatística exibem tendências em dados e analisa problemas de previsão.

Esta análise também é chamada de Análise de regressão e é capaz de fazer uma estimativa da relação entre variáveis para que determinado valor possa ser previsto a partir de uma ou mais variáveis diferentes. Usando a análise de regressão, podemos estender uma Linha de tendência estatística em um gráfico além dos dados reais para prever valores futuros.

Este Menu mostra os diversos tipos de linhas de tendência que podemos utilizar num gráfico, e está no Separador Design – das Chart Tools, veja o exemplo:

Linear: é uma linha reta de melhor ajuste usada com conjuntos cujos dados são lineares. Uma linha de tendência linear geralmente mostra que algo está aumentando ou diminuindo com uma taxa fixa.

Logarítmica: é uma linha curva (que pode ser utilizada com valores positivos ou negativos) de melhor ajuste muito útil quando a taxa de alteração nos dados aumenta ou diminui rapidamente e depois se nivela.

Polinomial: é uma linha curva usada quando os dados flutuam. É utilizada, por exemplo, para analisar ganhos e perdas em um conjunto de dados grande.

Potência: é uma linha curva (que não pode ser utilizada com valores nulos ou negativos) que é usada com conjuntos de dados que comparam medidas que aumentam em uma taxa específica — por exemplo, a aceleração de um carro de corrida em intervalos de um segundo.

Exponencial: é uma linha curva utilizada quando os valores de dados estiverem crescendo ou caindo com taxas cada vez mais altas. Ela também não aceita que seus dados contenham valores nulos ou negativos.

Média Móvel: suaviza flutuações em dados para mostrar um padrão ou tendência mais claramente. Uma média móvel utiliza um número específico de pontos de dados (definido pela opção Período), determina a média e usa o valor da média como um ponto da linha de tendência.

Além daqueles, poderá ver os Tipos de Linha de Tendência, no painel Format Trendline – nas Propriedades do Gráfico, como mostra a imagem:

Para praticar, crie a seguinte Tabela numa Folha de Cálculo, e ao terminar crie um Gráfico em Colunas 2D.

Depois,  vá ao Separador Design – das Chart Tools, e  em Add Chart Elements ➔ Trendline , e escolha o tipo : Moving Average (Média Móvel) – para Valor inicial, e veja o resultado:

Pode usar diversos tipos de Trendlines existentes, dependendo a situação e os Dados a analisar.

Bom trabalho.

 

5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote