/ Novembro 18, 2018/ Excel

Com o comando GOAL SEEK (Atingir objectivo) podemos realizar diversos tipos de operações através de cálculos sucessivos até atingir um resultado (a esta operação chama-se iteracção.

Exemplo de situações para utilizar a função Goal SeeK (Atingir Objectivo)

Pode colocar questões como:

“Para ter uma venda de 200 €, quantos cafés necessito de vender?”

ou mesmo

” Para ter o resultado Y, que valores terão de ser introduzidos?”

A ferramenta GOAL SEEK funciona de um modo diferente dos Cenários e Tabelas de dados, visto utilizar um resultado e determinar os valores de entrada possíveis que produzem esse resultado.

Se souber o resultado que pretende obter de uma fórmula mas não tem a certeza do valor de entrada que a fórmula necessita para obter esse resultado, pode utilizar a ferramenta GOAL SEEK.

Podemos utilizar dados com os quais lidamos no nosso dia-a-dia, neste caso em concreto: Cálculo de Remunerações ou, ao nível comercial, utilizá-la para calcular o preço base de um produto que pretende vender com uma determinada margem lucro, e muito mais.

Por exemplo, suponha que necessita de pedir um empréstimo. Sabe quanto dinheiro necessita, quanto tempo pretende demorar a pagar o empréstimo e quanto pode pagar cada mês, assim pode utilizar o Atingir objectivo para determinar a taxa de juro de que necessita para conseguir atingir o objectivo do empréstimo.

Exercício de Acompanhamento Goal Seek

  1. Construa o seguinte quadro numa folha de cálculo, com o uso da Fórmula Financeira FV.
  2. E, assim que der OK…o Excel calcula o Valor da Prestação.

Espero que consiga recriar e testar este Exemplo.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes