/ Setembro 19, 2018/ Excel

A Função SE é uma das Funções mais úteis no Excel, principalmente quando precisamos comparar qualquer situação numa Folha de Cálculo, e saber usar essa função vai torna-lo um especialista em Excel.

O Excel não seria o que é sem uma das suas Funções mais importantes: SE.

Ela permite fazer comparações e usar lógica de programação para automatizar suas Folhas e facilitar ainda mais seu dia a dia.

O que é a função SE do Excel?

A função SE é uma função comparativa equivalente ao termo de programação “If”, e serve para estabelecer parâmetros lógicos entre valores. Vamos supor que nós queremos verificar se uma célula que contém o valor extra de um produto após a adição de juros ultrapassa determinado limite ou não. Para fazer isso, podemos dizer para o Excel as seguintes coisas:

SE o número contido na célula que contém o valor extra do produto após a adição de juros tiver um valor maior que 200 €, aparece a mensagem “Maior que valor máximo” nessa célula, ou senão, aparece a mensagem “Dentro do valor máximo”.

A sintaxe da função SE no Excel

A função SE é escrita em 3 partes diferentes: o teste lógico, o valor de retorno verdadeiro e o valor de retorno falso. Elas se juntam em uma única expressão, veja:

=SE(Teste lógico, Valor_se_verdadeiro, Valor_se_falso)

Eis o exemplo da Janela da Função:

Para a demonstração da função SE, vamos considerar a típica situação de uma pauta de notas onde temos o nome, nota e pretendemos que automaticamente seja escrito APROVADO OU REPROVADO de acordo com a nota.

Se a nota for maior ou igual deverá ser escrito APROVADO, senão deverá ser escrito REPROVADO. Para tal, e tendo em consideração o exemplo seguinte, devem usar a fórmula.

Veja este exemplo prático, que poderá realizar no seu Excel:

5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote