/ Setembro 2, 2018/ Excel

A Formatação Condicional no Excel como o próprio nome faz referência, é um tipo de formatação aplicada a uma célula ou conjunto de células de acordo com uma condição estabelecida, e aplica-se tipicamente a um conjunto de células e dá-nos informação diferente, dependendo do conteúdo de cada célula.
Podemos usar a formatação condicional para marcar diferenças, indicar valores relativos, destacar valores específicos ou duplicados, etc.


A Formatação condicional é dinâmica, portanto, quando os valores mudam, a formatação será ajustada automaticamente.
A Formatação Condicional está no separador Home (Base), tendo diversas opções – que aqui indico:
– Destacar Valores DUPLICADOS com cor
– Formatar Valores Mais Altos/Baixos
– Destacar Valores acima da Média
E, existem algumas formatações condicionais que já vêm pré-configuradas pelo Excel, o que acelera o trabalho e em muitos casos, sem que seja necessário perder um pouco mais de tempo configurando o modo que a formatação deve funcionar.
Elas estão agrupadas em três categorias: Barras de Dados, Escalas de cor e Conjuntos de ícones.

Barras de dados
Ao usarmos formatação condicional «Barras de Dados», o Excel desenha uma barra em cada célula cujo comprimento corresponde ao valor da célula em relação a outras células no intervalo selecionado. Por outras palavras, o valor maior corresponde à barra maior. As barras ajustam-se quanto à soma de todos os valores especificados no intervalo da formatação condicionada.

Escalas de Cores
As «Escalas de Cores» são a mistura das cores que indicam valores relativos, e pode ajudar a visualizar a distribuição de valores.O Excel preenche as células de acordo com o seu valor dentro desse intervalo.

Conjuntos de ícones
Podemos usar ícones para indicar os valores relativos que cada um representa num intervalo de dados. Os ícones inserem-se dentro da célula, adicionando um ícone específico a cada célula com base no seu valor, e que pode necessitar de alargamento da coluna para os acomodar.

Além disso, podemos criar as nossas próprias regras – usando o Gestor de Regras, com opções de diversos tipos- desde Datas, Valores, Fórmulas, etc.