/ Julho 30, 2018/ Webdesign

INTRODUÇÃO – O que é CSS ?

CSS é uma linguagem que descreve o estilo de um documento HTML, e permite definir a Formatação das várias Tags/Elementos da Página Web.

CSS descreve como elementos HTML devem ser exibidos.

CSS significa C ascading S tyle S heets (Folha de Estilo em Cascata)…e permite economizar muito trabalho, porque permite controlar o layout de várias páginas Web de uma só vez.

SINTAXE CSS

A sintaxe CSS é bastante simples, sendo composto por um selector e uma ou mais declarações:

h1 {color:red;font-size:14px;}

O selector será o elemento HTML ao qual quer adicionar estilo. Cada declaração consiste em uma propriedade e um valor. A propriedade é um atributo de estilo que quer alterar, e o valor é o valor dessa propriedade.

ONDE E COMO INSERIR

Existem 3 formas de inserir CSS:
1. Através de uma folha de estilos externa.
2. Através da folha de estilos interna.
3. Através do estilo em linha.

As Folhas de estilo externas são armazenados em ficheiros CSS, e permitem actualizar elementos HTML5- de várias páginas com um Clique, mas é necessário fazer a ligação à folha de estilos em cada página, da seguinte forma:

<head>
<link rel=”stylesheet” type=”text/css” href=”a_minha_folha_de_estilo.css” />
</head>

Introdução ao CSS3 – O que é?

CSS3 é a segunda mais nova versão das famosas Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS), onde se define estilos para páginas web com efeitos de transição, imagem, e outros, que dão um estilo novo às páginas Web 2.0 em todos os aspectos de design do layout.
É o novo padrão para folhas de estilo que está sendo definido atualmente pela W3C, e trará novidades com características emocionantes, o que levará a uma maior flexibilidade tornando muito mais fácil recriar efeitos anteriormente complexos.
O CSS3 oferece uma enorme variedade de novas formas de criar um impacto nos projetos de Webdesign, com algumas mudanças importantes.
Uma vantagem do uso de HTML 5 e com a sua integração com o CSS 3, permite construir animações tanto em 2D quanto em 3D, com efeitos de rotação, movimento e transição, o CSS 3, unido ao HTML 5, facilita a criação de sites e aplicativos mais complexos e esteticamente melhores.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes