/ Março 15, 2019/ Flash

Este Artigo, é uma Série de Artigos que irão abordar a parte de criação de Animações 2D no Flash.

Irei abordar todos os aspectos importantes, desde Tipos de Animação, FPS, Layers, Timeline, etc.

Como a maioria das coisas em Flash, a Animação não exige nenhum trabalho com ActionScript.

Mas, pode criar a animação com o ActionScript, e adicionar interactividade.

Tipos de animação

O Flash CC oferece várias maneiras de criar animações e efeitos especiais. Cada método oferece diferentes possibilidades de criar um conteúdo envolvente e animado. O Flash suporta os seguintes tipos de animação:

Motion Tween

Use o Motion Tween para definir propriedades de um objeto, como posição e transparência alfa numa Frame e novamente noutro Frame. Em seguida, o Flash interpola os valores de propriedade entre os Frames.

A Motion Tween é útil para a animação, que consiste em movimento ou transformação contínua dum objeto no Palco. As Motion Tween são exibidas na Timeline como uma extensão contígua de Frames que, por padrão, podem ser selecionados como um único objeto.

As Motion Tween são eficientes e simples de criar. Veja um exemplo:

Uma extensão de Frames com um plano de fundo azul indica uma Motion Tween. Um ponto preto na primeira Frame da extensão indica que a extensão interpolada tem um objeto de destino atribuído a ele. Veja o exemplo:

Losangos pretos indicam a última Frame e todos os outros Keyframe de propriedade. As Keyframes de propriedade são frames que contêm alterações de propriedade que se definiu.

Classic Motion Tween

As Classic Motion Tween são como as Motion Tween, mas mais complexas de criar. As Classic Motion Tween permitem alguns efeitos animados específicos que não são possíveis em interpolações com base em extensão.

Um ponto preto no Keyframe inicial com uma seta preta e plano de fundo azul indica uma interpolação clássica.

Shape Tween

Na Shape Tween, desenha-se uma forma num específico Frame na Timeline e altera essa forma ou desenha outra forma numa outra Frame. O Flash  então interpola as formas intermediárias para os Frames intermediários, criando a animação de uma forma se transformando noutra.

Um ponto preto no Keyframe inicial com uma seta preta e plano de fundo verde claro indica uma interpolação de forma.

Animação Frame a Frame

Esta técnica de animação permite especificar artes diferentes para cada Frame na Timeline. Use esta técnica para criar um efeito parecido com as Frames dum filme reproduzido em rápida sucessão. Essa técnica é útil para animações complexas em que os elementos gráficos de cada Frame devem ser diferentes. Veja um exemplo deste tipo de animação:

E, assim termina esta parte introdutiva aos Tipos de Animação no Flash.

4.50 avg. rating (88% score) - 2 votes