/ Agosto 30, 2018/ Photoshop

Afinal, o que são Actions no Photoshop?

As Actions (Acções- em Português) são pequenos ficheiros do Photoshop que contêm os efeitos que deseja aplicar regularmente nas suas fotos.
Imagina ter que aplicar os mesmos efeitos a várias imagens?
Assim, pode criar uma Action, a aplicar uma série de efeitos e ajustes numa determinada ordem para que depois não precise mais repetir todo o processo, já fica tudo gravado e pronto para ser usado.
Com as actions, horas de trabalho de edição ficam reduzidas a minutos – e facilitam a Edição ou aplicação de Efeitos do mesmo tipo. Veja um exemplo duma imagem, onde aplicou um Efeito de ajustamentos de cores:


Imagine que fez este ensaio de efeito e aplicou à imagem, mas como tirou várias fotos e deseja que todas tenham o mesmo estilo de Filtro, ou que tenha um mesmo Título – em todas as Fotos – pode gravar uma Action.
Ou, teria de editar uma por uma, repetindo o mesmo processo várias vezes do início ao fim, fazendo de tudo para que tenham o mesmo efeito.
Mas, se usasse Actions – já existentes, pouparia muito de seu tempo edição. Esta imagem é da janela da Action:


Resumindo e concluíndo, uma Action é um conjunto de acções ou um conjunto de procedimentos pré-definidas e programadas, que são ativadas por um simples clique do rato, editando a foto conforme aquela predefinição que pretende.
As Actions podem também ser utilizadas para edição de imagens em lote, isso quer dizer que pode executar procedimentos automatizados em pastas inteiras de fotos automaticamente.
Em breve, mostrarei como criar uma Action, e como usá-la na Edição das Imagens.